Edição 21 - Junho/2022 | Tema

Moderno por acaso? Literatura e arquitetura

Ilustração: Fernando Siniscalchi

Cem anos após a Semana de Arte Moderna de 1922, nas tardes ensolaradas das terças de abril do terceiro ano pandêmico, computadores aproximaram nossas casas da biblioteca. Foram quatro encontros que buscaram entender a literatura e a arquitetura modernas brasileiras num amplo panorama cultural, em diálogo com o campo das ciências sociais.

Logramos assim conhecer e discutir a multiplicidade de práticas e de processos do Modernismo em literatura e arquitetura ao longo da década de 1920, a partir de um exercício dialético que considerou a coexistência e a interdependência entre arcaico e moderno no Brasil – país na periferia do capitalismo – onde a ligação com o novo está alicerçada no atraso social e econômico. 

No primeiro encontro, após as apresentações de todas e todos, partimos para uma deriva pela cidade de São Paulo desde os anos 1910. Visitamos o Theatro Municipal e até nos hospedamos no Hotel Esplanada. Atravessamos o Anhangabaú e na rua Líbero Badaró visitamos a garçonnière de Oswald de Andrade e a Exposição de Pintura Moderna de Anita Malfatti. A cidade se preparava para as comemorações do centenário da Independência do Brasil.

O segundo encontro iniciamos com um almoço na Villa Kyrial, mansão de Freitas Valle, em que pudemos desfrutar da companhia de Mário de Andrade. Guilherme de Almeida passou por lá no final da tarde e nos deu carona até o centro, para o Segundo Grande Festival, com palestras do próprio Mário e de Menotti del Picchia na Semana de Arte. Quando intentamos visitar a exposição de artes visuais, Ronald de Carvalho, num sarau improvisado nas escadarias, lia “Os Sapos” de Manuel Bandeira. A algazarra e as vaias foram tamanhas, que não conseguimos ver mais que a maqueta da “Taperinha da Praia Grande” do arquiteto polonês Georg Przyrembel, no centro do saguão. 

Mário fez questão de nos acompanhar na tarde seguinte à mostra, para que conhecêssemos a obra de seu arquiteto preferido e amigo Antonio Garcia Moya, “o poeta da pedra”, que ao lado de Przyrembel teve os projetos expostos no saguão do Theatro Municipal de São Paulo. Foi uma aula de pintura também. Tempos depois, encontramos a turma toda no Hotel Terminus, para uma comemoração da Revista Klaxon, que os modernistas lançariam no embalo da Semana. Já nas décadas seguintes – o tempo passou tão rápido – seguimos acompanhando a trajetória de Moya e do sócio engenheiro Guilherme Malfatti – tio de Anita –, em projetos e construções publicados pela Revista Acrópole.

Nosso encontro derradeiro foi uma festa, iniciada com a leitura do manifesto publicado pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavichk em 1925, então recém-estabelecido no Brasil: “Acerca da arquitetura moderna”. Na sequência visitamos suas casas modernistas das ruas Santa Cruz e Itápolis, em São Paulo. Nesta última, a galera modernista se reuniu oito anos depois daquela semana inaugural, celebrando algumas conquistas em nova exposição de artes visuais, agora sim com a arquitetura gritando. Por fim, considerando que toda construção simbólica se faz a partir do acúmulo de experiências e vivências nos percursos existenciais de cada um de nós, discutimos as possibilidades da produção de textos reflexivos e livres, numa intenção insurgente ao caos contemporâneo.

Que disputemos o passado – temos um passado imenso a construir –, na lembrança de que o tempo é espiralado (como afirmou Lina Bo Bardi, o tempo linear é uma invenção do ocidente). E coloquemos em cheque o progresso e a razão na construção da história dos vencidos, a partir das ruínas. Que com a sabedoria da escassez, sejamos capazes de reinventar o mundo, na prática miúda do cotidiano, na crítica outra coisa feita, ser sendo: construindo no presente, o presente.

Por Humberto Pio

Confira alguns dos trabalhos produzidos pelos participantes durante a oficina "Moderno por acaso? Literatura e arquitetura - 100 Anos da semana de arte moderna de 22", realizada na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em abril de 2022.

Francilene Monteiro e Sonia Regina Silva

Marcelo Dacosta

Nina Furukawa


Arquiteto, poeta e professor. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos (2006). Sócio-fundador do Estúdio Risco, onde atua nas áreas de arquitetura, expografia, cenografia, desenho gráfico e produção cultural. Professor da disciplina "Arquitetura efêmera" na pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo desde 2020. Curador de Arquitetura e Ensino do site Flávio Império. Publicou os livros de poesia Talagarça (Editora Reformatório, 2021) e Coágulo (Editora Reformatório, 2019) – ganhador do Prêmio Maraã de Poesia 2018. Co-autor do fotolivro Samba Mínimo, Extra, Luxo Super (Edição do autor, 2012). Integra as coletâneas Prêmio Off Flip de Literatura 2020 (Selo Off Flip de Literatura 2020), Longe de Monte Carlo (Edição do autor, 2020) e Transitivos (Off Produções Culturais, 2011) – apoiada pelo ProAC-SP 2010. 

Leia também

A Literatura do Brasil pelo Norte: 'Subjetividades Caboclas'

Para pensar sobre o tema das subjetividades caboclas (e em toda gama de valores consequentes dessa denominação), as obras da coleção Intérpretes do Brasil parecem ser um caminho interessante, pois elas, segundo o prefácio de Silviano Santiago (In: Intérpretes do Brasil, 3 v., 2002, p. XV), ...

Leia Mais!
O sertão múltiplo

                  Quem somos nós, quem é cada um de nós senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações? Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamen...

Leia Mais!
Raízes, travessias e encontros: dois dedos de prosa caipira

Pode a cultura caipira produzir literatura de alto nível? Sim, claro... até porque o nível de uma literatura (se é que essa medida existe) deve passar pela compreensão de que ela, como diz Antonio Candido, é “o sonho acordado das civilizações”... Sonhar acordado, delirar, devanear, cont...

Leia Mais!
O que pesa na prosa?

Antes de responder à pergunta, falemos da noção de “peso” na literatura. Em Seis propostas para o próximo milênio (1988), Italo Calvino afirma que “se a ideia de um mundo constituído de átomos sem peso nos impressiona é porque temos experiência do peso das coisas; assim como não pode...

Leia Mais!
Perspectivas Pindorâmicas: literaturas Indígenas (sempre) contemporâneas

Aprendi com as mais velhas que não escrevemos sozinhas. Quando a caneta dança no papel-árvore-morta, ela dança ao som de muitas vozes. E foi assim que aprendi a ler literaturas indígenas, ouvindo as muitas vozes manifestas no texto. E foi assim que pensei a oficina Perspectivas Pindorâmicas: ...

Leia Mais!
Narrativas de Mulheres Negras à Margem da Democracia Brasileira

A oficina Narrativas de Mulheres Negras à Margem da Democracia Brasileira foi construída com base na leitura e análise de textos sobre a produção literária de autoras afro-brasileiras. Os textos analisados foram poemas e contos das autoras Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Conc...

Leia Mais!