Apresentação

Literatura Brasileira no XXI: um espaço privilegiado para formação, produção literária e experimentação criativa

O projeto Literatura Brasileira no XXI é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que reflete uma ação de extensão, integrado o trabalho de ambas as instituições na construção de uma curadoria do acervo sobre Literatura Brasileira alusiva ao século XXI - disponível na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos e BibliON (biblioteca digital gratuita de São Paulo). Tem como tripé básico, a promoção da divulgação e do acesso ao acervo, bem como a produção artística e cultural que possa ser fomentada a partir dele.

Considera-se que a Literatura Brasileira engloba as produções de autores literariamente ativos nas primeiras duas décadas do século XXI – o que inclui tantos autores nascidos ou que tenham publicado/estreado no século XX quanto aqueles nascidos neste início de milênio.

Se na perspectiva da SP Leituras o projeto atende a um trabalho de curadoria do acervo centrado em divulgação, acesso e produção, para a Unifesp, particularmente na do curso de Letras, o projeto configura-se como um importante vetor para a promoção de ações voltadas à reflexão sobre a produção contemporânea de literatura brasileira e que se expande para a sociedade como um todo.

São iniciativas que ofertam de cursos de formação para o público em geral - jovens em formação e interessados em literatura, visitantes da BVL e da BSP e um conjunto de quase 500 bibliotecas no estado de São Paulo que fazem parte do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), escritores, jornalistas e formadores opinião.

Sua transversalidade com outros setores da sociedade, viabiliza a concretização de ações que atendem ao que é disposto no Plano Nacional de Educação de 2014-2024, em sua Meta 12, estratégia 12.7, no que se refere ao processo de implementação da curricularização da extensão nos cursos de Letras da Unifesp.

Com isso, o projeto almeja cumprir seu papel na sociedade, estimulando diálogos que constroem um espaço privilegiado para formação, produção literária e experimentação criativa.