Gestão do projeto

Parceria Unifesp e SP Leituras: novas perspectivas para a Literatura Brasileira no século XXI


SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura


Pierre André Ruprecht - Diretor executivo da SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura
(Foto: Equipe SP Leituras)

O projeto Literatura Brasileira no XXI nasce de uma feliz confluência: 

- da obstinada missão da SP Leituras de desenvolver iniciativas que incentivem o direito ao acesso de todos à leitura e à literatura, por meio de suas práticas e ações cotidianas aplicadas ao SisEB, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, à Biblioteca de São Paulo e à Biblioteca Parque Villa-Lobos, respectivamente programa e equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por ela administrados;


- da generosa doação do jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto – consultor deste projeto - de livros de Literatura Brasileira Contemporânea, cujos exemplares, devidamente identificados, passam a constar do acervo físico das duas bibliotecas;


- e, por fim, de uma despretensiosa conversa mantida há algum tempo, numa das sessões do Júri do Prêmio São Paulo de Literatura, com o professor Luís Fernando Telles do Departamento de Letras da Unifesp, na qual identificamos uma bela oportunidade.


Os acervos das duas bibliotecas, com sua política de atualização semanal e foco em Literatura, contam com expressiva oferta da produção contemporânea brasileira de literatura. A programação cultural voltada ao tema, com especial destaque para o Programa Segundas Intenções, criado em 2011, e com cerca de 20 encontros com escritores por ano, também é disponibilizada neste site, configurando como uma expressiva coleção de depoimentos.

Está selada, portanto, uma parceria entre quem produz conhecimento na área – os especialistas oriundos da UNIFESP, que conta com um Programa de Extensão bastante avançado -, e quem media e compartilha este conhecimento com o público – uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente.

E da reunião de todos estes elementos resulta também este site, que vai incorporando materiais produzidos por participantes de oficinas e cursos, orientados pelos professores da Unifesp e outros colaboradores do projeto.

Esperamos, com este projeto, contribuir para dar o destaque que a Literatura Brasileira Contemporânea, que é de altíssima qualidade e enorme diversidade - de autores, de temas, de formas e de gênero - merece.

Segundo os ensinamentos do professor Luiz Milanesi, bibliotecas públicas devem se comprometer com o acesso, mas também com a discussão e a criação. Desejamos que todas as pessoas que se sintam tocadas pela produção literária nacional façam descobertas e usufruam deste tesouro. Este é um convite para que entrem em contato com esta produção maravilhosa, para que comentem e discutam, trazendo suas visões e percepções. E para que participem da programação e das oficinas das bibliotecas, produzindo seus próprios textos.

 

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)


Raiane Patrícia Severino Assumpção: Reitora da Unifesp
Foto: Alex Reipert/Unifesp

Bruno Konder Comparato
Diretor da Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas – EFLCH
Campus Guarulhos-SP

É de grande relevância para a Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, do Campus Guarulhos, poder abrigar, como programa de extensão vinculado ao Departamento de Letras, o projeto Literatura Brasileira no XXI, desenvolvido em parceria com a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, referência nacional na implantação e gestão de ações de fomento à cultura e incentivo à leitura.

A Unifesp pretende contribuir com o que possui de mais precioso, seus docentes e discentes, todos trabalhando no sentido de integrar ensino, pesquisa e extensão; sendo esta última entendida como fundamental na configuração da relevância social das ações acadêmicas. Para tanto, estabelece como alguns dos principais objetivos, a divulgação e a promoção do acesso ao acervo de Literatura Brasileira Contemporânea disponível nas bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos; a construção de um espaço de referência para o debate acerca da Literatura Brasileira Contemporânea; o desenvolvimento das atividades dos docentes e discentes das Unidades Curriculares de literatura dos cursos de Letras da Unifesp; a construção do diálogo entre o universo acadêmico e a comunidade de leitores de Literatura Contemporânea Brasileira por meio de ações extensionistas; a implantação da curricularização da extensão nas disciplinas de literatura dos cursos de Letras da Unifesp e a oferta de cursos de formação para o público em geral

Com ações voltadas ao incentivo da propagação e difusão cultural, bem como ao fomento de estratégias de promoção da leitura, a Unifesp acredita estar contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, pacífica e igualitária.

 

SP Leituras - Consultoria e gestão em biblioteca, leitura, literatura e conhecimento.

Criada em junho de 2010, a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma Organização Social sem fins lucrativos, que nasceu com a missão de idealizar e desenvolver projetos que contribuam para o incentivo ao direito e à promoção da cultura, leitura e literatura. Gere a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), a BibliON (biblioteca digital gratuita de São Paulo) e o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Tanto a BSP quanto a BVL foram finalistas de prêmios internacionais de excelência no segmento. A instituição foi eleita, em 2021 pelo Instituto Doar, a melhor ONG do Brasil na categoria de Cultura e, pelo quarto ano consecutivo, uma das 100 Melhores ONGs do Brasil. A revitalização e gestão da biblioteca corporativa de uma das maiores empresas públicas do Estado de São Paulo, a SABESP, também estão sob a responsabilidade da SP Leituras. Para saber mais sobre a SP Leituras: https://spleituras.org.br/.

 

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) atua em todas as áreas do conhecimento, realizando com excelência atividades de ensino, pesquisa e extensão em sete campi físicos e um virtual implantados em seis cidades do estado de São Paulo: São Paulo (Escola Paulista de Medicina e Escola Paulista de Enfermagem), Baixada Santista (Instituto Saúde e Sociedade e Instituto do Mar), Guarulhos (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), Diadema (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas), São José dos Campos (Instituto de Ciência e Tecnologia) e Osasco (Escola Paulista de Política, Economia e Negócios). O Campus Zona Leste, também na capital, abriga o Instituto das Cidades e encontra-se em fase de implantação. No campo da educação a distância, a Unifesp oferece cursos de graduação, extensão e pós-graduação como integrante da Universidade Aberta do Brasil (UAB) A Unifesp possui atualmente cerca de 13.000 estudantes de graduação, 5.300 estudantes de pós-graduação, mais de 1.100 residentes médicos e 575 residentes multiprofissionais, em 52 cursos de graduação e em 68 cursos de pós-graduação. A instituição destaca-se nos rankings nacionais e internacionais como uma das principais universidades brasileiras. No ranking do Times Higher Education de 2018, é a primeira universidade federal brasileira e a quarta na América Latina. Para saber mais sobre a Unifesp: https://www.unifesp.br/institucional/institucionalsub/apresentacao