/ governosp
Novembro, mês da consciência negra - Literatura Brasileira no XXI

Publicações | Destaques

Novembro, mês da consciência negra

Foto: Ricardo Matsukawa.

Nosso portal chega ao segundo mês de vida. Novembro está sob o signo da consciência que traz a contribuição afro-brasileira para o primeiro plano. Mas também a consciência dos fundamentos republicanos. Essas duas frentes são complementares, porque apontam para um país mais justo e autoconsciente do passado e do futuro. 

Assim, este mês, a atividade do projeto Literatura Brasileira no XXI, incluída na programação da Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos, reflete direta ou indiretamente os dias 15 e 20 de novembro. 

Na oficina “Escrever memórias em contos, diários, cartas, poesia e crônicas”, Maurina Lima conduziu a reflexão sobre alguns dos nossos principais escritores negros, em seus temas e dramas. Os textos produzidos pelos participantes, que podem ser lidos aqui, testemunham o quanto é necessário o Dia da Consciência Negra.

A busca por igualdade de direitos passa pelo exercício da democracia, ligado ao letramento da população como um todo. O acesso à cultura escrita, sem menosprezo à oralidade, é um dos ideias constituintes do Brasil. 

Que os textos deste mês abram essas duas portas na consciência de todos. Que só há democracia real com igualdade de condições entre os brasileiros de todas as origens. Que a própria democracia só é plena quando todos leem, compreendem e escrevem suas vidas.


Leia também

No mês dos Direitos Humanos, lembramos que a leitura é um direito

Entramos no terceiro mês de site. E dezembro sempre chega carregado de reflexões. Vem com o balanço geral do ano e a data mais simbólica do ocidente. Para muitos, é hora de renovar a crença no Deus Menino. Para todos, é o momento de estar juntos, de repensar o fluxo da rotina. Como 2020 ecoa...

Leia Mais!
Outubro, mês da leitura e literatura

Todos os meses, você encontra aqui os temas abordados em atividades incluídas na programação da Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos e que fazem parte do escopo deste projeto. Os de outubro - “Literatura pode ser cura?”, “Mulheres na Literatura” e “Literatura Esport...

Leia Mais!
Ouvidoria Transparência SIC