Agenda

Confira os próximos eventos do projeto e outros que podem ser de seu interesse!

Agosto/2022

Projeto Literatura em Moçambique - Investigações Críticas: Conversa com Francisco Noa, dia 4 de agosto, às 13h
Literatura em Moçambique: investigações críticas é projeto um composto de entrevistas ou conversas, nas quais professores/as e pesquisadores de literatura moçambicana falam sobre seu percurso acadêmico, profissional e sua produção crítica e bibliográfica, abordando o trabalho crítico, a construção dos objetos de estudo e o dia a dia da pesquisa. Saiba mais!

Segundas Intenções com o escritor Paulo Scott - Dia 6 de agosto, das 11h às 13h
Biblioteca de São Paulo -Bate-papo mediado pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto. Atividade presencial com transmissão ao vivo na página do Facebook da BSPNão é necessário inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

100 anos da Semana de Arte Moderna de 22 - Oficina Estudo do Manifesto de Vanguarda – 
Dias 9, 16, 23 e 30 de agosto, das 10h às 13h
A oficina abordará o fenômeno das vanguardas artísticas do início do século XX por meio do estudo do estilo de texto mais importante para a fundação e afirmação dos movimentos literários e artísticos, o manifesto. Os encontros também abordarão o sentido atual e possíveis usos do gênero no presente e haverá uma oficina de escrita de manifestos. Com Marcelo Moreschi. Indicada para pessoas a partir de 17 anos. Atividade gratuita, on-line, ao vivo. Essa atividade integra o projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp. Inscrições abertas aqui!

Aula Expositiva Jorge Amado: Uma Introdução – 16 de agosto, das 16h às 18h
Na passagem do aniversário dos 110 anos de Jorge Amado, a aula repassa a trajetória do escritor, contemplando as dimensões biográfica, literária e política, de modo a produzir uma síntese que possa interessar tanto leitores quanto pesquisadores dos mais diversos campos. Com Joselia Aguiar. A partir de 16 anos. Atividade gratuita, on-line, ao vivo. Inscrições abertas aqui!

Segundas Intenções com a escritora Andréa Del Fuego - Dia 20 de agosto, das 11h às 13h
Biblioteca Parque Villa-Lobos -Bate-papo mediado pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto. Atividade presencial com transmissão ao vivo na página do Facebook da BVLNão é necessário inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. 

Flima – 5ª Festa Literária Internacional da Mantiqueira, de 25 a 28 de agosto.
Depois de dois anos no modelo virtual, a 5ª Flima volta ao presencial na cidade de Santo Antonio do Pinhal, para debater o tema decolonial, uma reflexão sobre o Brasil nos 200 anos da independência oficial do país a partir da literatura e do fazer literário, garantindo espaço a autoras e autores negros, indígenas, LGBTQIAPN+. A homenageada dessa edição é a mineira Conceição Evaristo, romancista, contista e poeta, que criou o conceito de escrevivência para batizar o próprio processo narrativo, misturando invenção e memória. Saiba mais aqui!

Governo do Estado de SP