Sobre a Revista

A revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias  (ISSN 2764-8192) é um periódico de publicação semestral, exclusivamente eletrônico, destinado à divulgação de trabalhos resultantes de pesquisas sobre literatura, de circulação nacional e internacional, realizada a partir da parceria estabelecida por meio de convênio de cooperação técnica firmado entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, órgão de natureza cultural voltado à viabilização de políticas destinadas ao incentivo à leitura, tendo como principal papel gerir iniciativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL). A revista conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do Campus Guarulhos-SP (Unifesp).  

Notícias

Edição Atual

n. 4 (2023): Literatura, religião e democracia
					Visualizar n. 4 (2023): Literatura, religião e democracia

Apresentação

 No primeiro semestre de 2023, fomos convidados pelos editores da revista Cadernos Acadêmicos, periódico vinculado ao programa de pós-graduação em Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da UNIFESP, a propor um dossiê de caráter interdisciplinar que adotasse as práticas letradas e artes literárias como eixo das reflexões e debates.

Durante os meses que se seguiram, recebemos textos que versavam sobre variados temas, que envolviam: a relevância cultural e espiritual da religião; aspectos relativos à lírica amorosa; domínios referentes ao protagonismo feminino; questões subjacentes à discussão sobre a identidade nacional; a importância do engajamento político (em composições musicais); as margens das convenções sociais etc.

O material que ora apresentamos resultou de um rigoroso processo de acolhida, avaliação e devolutiva à colaboração dos pesquisadores que submeteram trabalhos ao periódico. Nos artigos, ensaios, entrevista, resenha e tradução cá reunidos, percebe-se a pertinência das matérias, a relevância das discussões, o empenho das análises. Acreditamos que os textos podem constituir leituras úteis e agradáveis: objetivo maior de quem tem a incumbência de organizar e conduzir um dossiê.

Somos muito gratos aos autores que compartilharam parte de suas descobertas e aos colegas convidados que emitiram pareceres em atenção aos trabalhos submetidos. Agradecemos a Frederico Lourenço pela saborosa entrevista que concedeu, e, finalmente, à equipe responsável pela revista Cadernos Acadêmicos – em particular ao Professor Luís Fernando Prado Telles, com que mantivemos intenso diálogo ao longo desse período.

Desejamos que a leitura seja produtiva e estimule o envio de novas colaborações a serem disseminadas no periódico.

 

Thiago Maerki e Jean Pierre Chauvin

 

Publicado: 2023-12-23

Edição completa

Ver Todas as Edições