Tradução literária do conto "La zanja", de Roxana Popelka

Autores

  • Andreia dos Santos Menezes Universidade Federal de São Paulo
  • Carolina Camargo Soares Figueiredo Universidade Federal de São Paulo
  • Gabriele da Costa Rodrigues Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Tradução literária, La Zanja, Roxana Popelka, literatura espanhola

Resumo

O presente texto apresenta a tradução do conto La Zanja, publicado originalmente em espanhol, de autoria de Roxana Popelka, escritora espanhola que, embora tenha publicado vários contos e romances, não possui nenhuma de suas obras traduzidas ao português. Esta tradução pretende, primeiramente, dar a conhecer em português a obra dessa autora contemporânea de substanciosa e qualificada produção literária. Igualmente, almeja colaborar com um movimento que busca dar visibilidade a obras produzidas por mulheres, com vistas a que sejam mais traduzidas, bem como mais estudadas na academia. La Zanja problematiza questões como identidade, sexualidade, relações familiares e sensação de pertencimento. 

Biografia do Autor

Andreia dos Santos Menezes, Universidade Federal de São Paulo

Concluiu doutorado em Letras em 2012 pela Universidade de São Paulo e mestrado em Letras em 2006 pela mesma instituição. Graduou-se em Letras (Português e Espanhol) em 1998 pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidadedo Texas em Austin, Estados Unidos, em 2018. É professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo. E-mail: amenezes@unifesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0713-2060.

Carolina Camargo Soares Figueiredo, Universidade Federal de São Paulo

Mestra em Letras, na área de concentração de Estudos Literários, pela Universidade Federal de São Paulo, em 2020. Bacharela e licenciada em Letras (Português e Espanhol), em 2017, pela mesma universidade. E-mail: camargo.figueiredo@unifesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4928-5804.

Gabriele da Costa Rodrigues, Universidade Federal de São Paulo

Licenciada em Letras (Português e Espanhol), em2020, pela Universidade Federal de São Paulo. E-mail: gabszzr@gmail.com.ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5227-719X.

Downloads

Publicado

2021-12-16