Chamada da revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias (N. 5)

2024-03-06

Os cursos de licenciatura que fazem parte do Departamento de Letras (Português, Português/Espanhol, Português/Francês e Português/Inglês) da EFLCH-Unifesp vêm, desde sua criação, promovendo ricas experiências de ensino para suas/seus discentes, professoras e professores em formação. Em primeiro lugar, no âmbito de seus estágios curriculares, seja por meio de ações realizadas nas escolas públicas com as quais têm parceria, seja mediante cursos de extensão realizados dentro do próprio campus. Em segundo, com as monitorias desses cursos, importantes espaços para monitoras e monitores vivenciarem práticas docentes. Mais recentemente, também o projeto PIBID Letras 2023/2024 está sendo um profícuo ambiente de ação, reflexão e formação dos futuros professores.

Diante desse cenário, propomos neste número temático reunir trabalhos pertinentes às diversas seções da revista que reflitam sobre as ações levadas a cabo nos três âmbitos mencionados: o de Estágio Curricular Obrigatório, o do projeto PIBID Letras 2023/2024 e o da monitoria. Em consonância com o escopo da revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias, os trabalhos apresentados devem versar sobre experiências que, de alguma forma, dialogam com a literatura de língua portuguesa ou de língua estrangeira.

A presente chamada tem como mote as ações desenvolvidas no âmbito da Unifesp, mas está aberta a contribuições externas, que contemplem experiências similares em outras instituições de ensino, brasileiras ou mesmo estrangeiras.

Em função da temática deste dossiê, que reunirá trabalhos originários de experiências em grupo, serão aceitos, excepcionalmente, trabalhos que tenham autoria coletiva.

Data limite para submissão de trabalhos: 15/07/2024

Editoras do dossiê:

Profa. Dra. Andreia dos Santos Menezes (Unifesp)

Profa. Dra. Rosângela Ap. Dantas de Oliveira (Unifesp)